sexta-feira, 22 de abril de 2011

Análise do Vídeo "O saber e o sabor"


                                           

      No documentário "O saber e o sabor", vários educadores, entre outros (Terezinha Azeredo, Rubem Alves, Zilda Arns, Madalene Freire, Maria Helena Silveira, Ubiratan D'Ambrosio, Maria Amélia Pereira), discutem a educação de modo em geral, e falam sobre o papel da mesma no mundo contemporâneo marcado pelas tecnologias.
       "Educar não é ensinar respostas, mas aprender a contornar desafios". A escola deve favorecer o espaço de cada um, induzindo a criatividade, a imaginação, o sonho. À medida que extraimos o conhecimento de dentro para fora, construimos a educação transformadora. 
       O foco da educação deve ser sempre o "aluno". O papel do professor, como o adulto da situação, é muito importante, porém, o aluno também participa ativamente do seu processo de aprendizagem, utilizando sua experiência no contexto social para confrontá-la com os conteúdos apresentados pelo professor.
       O filme é uma verdadeira aula de Didática. Revela os métodos marcantes desenvolvidos por professores comprometidos com a educação. O professor que ousa, que provoca e contorna desafios, é, sem dúvida, o que deixa marcas registradas no aluno sábio.
        Roland Barthes resumiu o sentido de ficar sábio: "Nada de poder, um pouquinho de SABER; e o máximo possível de SABOR". 

Um comentário: