sábado, 30 de abril de 2011

Os Sete Saberes necessários à Educação do Futuro

         
        Os Setes Saberes Necessários à Educação do Futuro foi solicitado pela UNESCO, no ano de 1999, ao filósofo Edgar Morin, sendo um conjunto de Diretrizes voltadas para a melhoria das práticas pedagógicas do século XXI. Na verdade estes saberes mostram os setes buracos negros da educação, precisam ser então repensados por todos os educadores, que prezam uma educação eficiente e de alta qualidade.

        Primeiro Saber – As Cegueiras do Conhecimento: Erro e a Ilusão, o ensino proporciona o conhecimento, assim devemos primeiramente ensinar para o educando o que é o conhecimento e que este comporta o erro e a ilusão, influenciados pelas diferenças culturais, sociais e de origem, como também por sentimentos afetivos entre outros.

        Segundo Saber – Os Princípios do Conhecimento, pertinente, um erro comum dentro da educação é fragmentar o saber, o conteúdo, o conhecimento agora é hora de aprender a unir e interagir os saberes, pois o conhecimento isolado não é suficiente para mudar o todo, é preciso haver interação entre os saberes.

        Terceiro Saber – Ensinar a Condição Humana, o educando precisa aprender o significado de Ser Humano, que é a um só tempo, físico, biológico, psíquico, cultural, social, histórico. A educação para ser eficaz precisa focar a condição humana e trabalha – lá nas diversas disciplinas.

        Quarto Saber – Ensinar a Identidade Terrena, mostrar que fazemos parte de uma comunidade planetária e que é preciso respeitar o universo, formando cidadãos conscientes, que visem à sustentabilidade do planeta.

        Quinto Saber – Enfrentar as Incertezas, ensinar ao educando a existência das incertezas, do inesperado, do imprevisto, pois não podemos ter somente certeza nas ciências, o que por sua vez impediria o avanço do saber.

         Sexto Saber – Ensinar a Compreensão, somos uma mesma humanidade que segue o mesmo destino, o planeta necessita de educação voltada para a compreensão de todos, ou seja, devemos compreender uns aos outros.

         Sétimo Saber – A Ética do Gênero Humano, não desejar para os outros, aquilo que não quer para você, trabalhar o individuo, a sociedade e a espécie mostrando que são interligados, que não podemos separá-los.

          Após analisarmos os Sete Saberes constatamos que todos são importantes, para o direcionamento da educação, mas o Sexto Saber: Ensinar a Compreensão, leva os educadores a refletir a importância de ensinar a compreender uns aos outros, para mudar a realidade dentro da sala de aula. É preciso que todos estejam unidos, ensinando aos jovens que somos indivíduos que vivemos coletivamente e precisamos conviver para sobreviver, devemos respeitar o outro, compreender o outro, não julgar, conhecer e respeitar o próximo. A realidade da sala de aula assustam os educadores, os jovens tem que ter limites, e a compreensão é meio para se alcançar o objetivo de uma educação eficaz.

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