domingo, 1 de maio de 2011

Reflexão sobre o curta "Velha História"


O curta “Velha História” nos comove por sua delicadeza e profundidade, podendo ser analisado em vários ângulos:

1) O valor da amizade, a convivência, a cumplicidade existente entre eles, nos faz refletir enquanto educadores. No processo educacional, a interferência é mútua (aluno-professor; professor-aluno) e a troca de experiências constante. Não podemos anular as experiências de nossos alunos, impondo-lhes valores, crenças, mas aprender a valorizá-las, em oposição ao filme.

2) O ser humano em conflito consigo mesmo (solidão), estabelece relações interpessoais com os animais que o cercam. Com isso, ele quer impor certos hábitos e atitudes pertinentes ao homem, que de certo modo, desumaniza o animal e o torna objeto de seus desejos. Foi o que aconteceu com o peixinho. O homem lhe impôs seus costumes e hábitos, que ao ser levado ao seu antigo habitat o peixinho não conseguiu mais viver.

3) O curta nos faz analisar as múltiplas possibilidades de relacionamentos. O animal mais comum no relacionamento com o homem é o cachorro. Às vezes, é difícil acreditar na amizade entre um homem e um peixe, que por sua vez, vive fora d’água. Mas, é instigante analisar a atitude do homem para com o meio, principalmente o poder da domesticação.

4) A relação estabelecida entre o curta e a EAD deve-se ao fato de que o ser vivo tem seu próprio espaço para se desenvolver e, que se for retirado desse espaço (no caso da educação presencial), precisará se adaptar ao novo meio, mudando sua natureza. Com o advento das novas tecnologias o homem foi “forçado” a se adaptar, a fim de permanecer ativo.

5) Muitas vezes, o estudante de EAD pode se sentir solitário como o homem do curta ou o próprio peixinho fora d’água, mas cabe a ele tentar adaptar-se, pois a tecnologia veio para nos auxiliar e diminuir distâncias, e a própria EAD nos ensina isto. Mas, quem nunca se sentiu assim? Creio que todos já passaram por experiências semelhantes. Contudo, elas nos fazem crescer.

É simplesmente fabuloso, magnífico, lindo – animação, música, narração, o texto de Quintana! Confiram!

2 comentários:

  1. Que bom... Parece que o vídeo que encaminhei foi útil.
    Assim que possível encaminho relatório de acompanhamento das atividades realizadas.

    Até breve.

    ResponderExcluir
  2. How to make money from poker? - Work
    What is the 바카라 사이트 probability that you'll get $30 winnings when you kadangpintar play poker? To make a big profit, you need to learn หาเงินออนไลน์ how to use a poker

    ResponderExcluir