1- Objetivo geral:
Compreender a sua historia de vida fazendo a localização temporal e geográfica em que os fatos e fenômenos mais importantes aconteceram;
2- Objetivo conceitual:
-Explicar a sua origem destacando seus ascendentes mais diretos;
- Descrever o objetivo do estudo da história de vida para que o aluno possa construir suas próprias raízes tanto no tempo quanto no espaço.
- Compreender a construção de sua historia ocorre dentro de um tempo e de um espaço.
3- Objetivos Procedimentais:
- Demonstrar através de aula expositiva com slide como construímos nossa historia de vida;
- Representar através de poesia a historia de vida das crianças;
- Construir uma arvore genealógica da família de cada uma;
4- Objetivos atitudinais:
- Conhecer a própria historia localizando - a no tempo e no espaço;
- Promover aos educandos, percepção sobre eles mesmos e sobre situações do cotidiano, através da busca de soluções criativas e imaginativas oferecidas pelo teatro;
- Criar a consciência de que somos quem construímos a historia;
5- Conteúdos:
- História familiar
- Fatos mais importantes do cotidiano;
- Local onde os fatos aconteceram: Nascimento, onde mora, onde mora os parentes mais próximos.
6-Recursos:
Slide, fotografias, dramatização.
7-Encaminhamento orientações didáticas:
- Aula expositiva ressaltando como fazemos a historia.
- projeção de slides com fotografias.
-Dramatizar;
- Abrir discussões no grupo com direito a perguntas e comentários de todos.
8-Avaliações:
Analisar a participação oral, através da discussão final e análise das perguntas levantadas.
9-Referências:
CITELLI, Adilson (Coord.). Aprender e ensinar com textos não escolares. São Paulo: Cortez, 1999. (Aprender a ensinar com textos, 3).
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: História e Geografia. Secretaria de Educação Fundamental. –Brasília: MEC, 1997.
SILVA, Marcos Antonio da. (org). Repensando a história. Rio de Janeiro: Marco zero, 1984.
Etapa 4. OK.
ResponderExcluirEste plano de aula é somente seu, Cristiano?