terça-feira, 10 de maio de 2011

Plano de Aula - Cristiano

Disciplinas: História e Geografia
1- Objetivo geral:

Compreender a sua historia de vida fazendo a localização temporal e geográfica em que os fatos e fenômenos mais importantes aconteceram;


2- Objetivo conceitual:

-Explicar a sua origem destacando seus ascendentes mais diretos;

- Descrever o objetivo do estudo da história de vida para que o aluno possa construir suas próprias raízes tanto no tempo quanto no espaço.

- Compreender a construção de sua historia ocorre dentro de um tempo e de um espaço.


3- Objetivos Procedimentais:

- Demonstrar através de aula expositiva com slide como construímos nossa historia de vida;

- Representar através de poesia a historia de vida das crianças;

- Construir uma arvore genealógica da família de cada uma;


4- Objetivos atitudinais:

- Conhecer a própria historia localizando - a no tempo e no espaço;

- Promover aos educandos, percepção sobre eles mesmos e sobre situações do cotidiano, através da busca de soluções criativas e imaginativas oferecidas pelo teatro;

- Criar a consciência de que somos quem construímos a historia;


5- Conteúdos:

- História familiar

- Fatos mais importantes do cotidiano;

- Local onde os fatos aconteceram: Nascimento, onde mora, onde mora os parentes mais próximos.


6-Recursos:

Slide, fotografias, dramatização.


7-Encaminhamento orientações didáticas:

- Aula expositiva ressaltando como fazemos a historia.

- projeção de slides com fotografias.

-Dramatizar;

- Abrir discussões no grupo com direito a perguntas e comentários de todos.


8-Avaliações:

Analisar a participação oral, através da discussão final e análise das perguntas levantadas.


9-Referências:

CITELLI, Adilson (Coord.). Aprender e ensinar com textos não escolares. São Paulo: Cortez, 1999. (Aprender a ensinar com textos, 3).

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: História e Geografia. Secretaria de Educação Fundamental. –Brasília: MEC, 1997.

SILVA, Marcos Antonio da. (org). Repensando a história. Rio de Janeiro: Marco zero, 1984.

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