terça-feira, 10 de maio de 2011

Plano de Aula II


Disciplinas: História e Geografia


1- Objetivo geral:

Compreender os aspectos históricos e geográficos mais relevantes do município em que mora.


2- Objetivo conceitual:

-Explicar de forma abrangente e geral os principais fatos históricos do município em que mora;

- Descrever os principais aspectos geográficos do seu município envolvendo vegetação, relevo, hidrografia, e limites físicos.

- Compreender o processo de construção do seu município dentro de um tempo e de um espaço.


3- Objetivos Procedimentais:

- Demonstrar através de aula expositiva com slide as principais características históricas e geográficas do seu município;

- Representar através de fotografias os aspectos históricos e geográficos mais importantes do seu município;

- Construir um mural com recortes de jornais, fotografias e outros elementos que retratem as características históricas e geográficas do município de Nova Gloria

4- Objetivos atitudinais:

- Conhecer a historia do seu município localizando - a no tempo e no espaço;

- Promover aos educandos, percepção sobre sua realidade demonstrando como os fatores históricos  geográficos influenciam no modo de vida da população;

5- Conteúdos:

- O município de Nova Gloria:

- aspectos

- Fatos mais importantes do cotidiano;

- Local onde os fatos aconteceram: Nascimento, onde mora, onde mora os parentes mais próximos.


6-Recursos:

Slide, fotografias, recortes de jornais.


7-Encaminhamento orientações didáticas:

- Aula expositiva ressaltando os aspectos mais importantes da historia e da Geografia do município de Nova Gloria

- Projeções de slides com fotografias, recortem de jornais e depoimentos que ajudam na identificação da historia do município de Nova Gloria no tempo e no espaço.

-Confeccionar mural;

- Abrir discussões no grupo com direito a perguntas e comentários de todas as crianças.


8-Avaliações:

Verificar se os objetivos propostos foram alcançados ou não através da observação da participação dos alunos nas atividades propostas.


9-Referências:

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: História e Geografia. Secretaria de Educação Fundamental. –Brasília: MEC, 1997.

SILVA, Marcos Antonio da. (org). Repensando a história. Rio de Janeiro: Marco zero, 1984.

Um comentário: