segunda-feira, 9 de maio de 2011

Reflexão sobre Avaliação

Reflexão sobre Avaliação
    Quando se trata de avaliação qualquer conceito a ela atribuído é muito relevante para o desenvolvimento físico e psicológico de qualquer ser humano. imaginemos então uma sala de aula com crianças que teem valores e criações diferentes, o que acontece é que esses fatores não são levados em consideração ao elaborar uma avaliação dos conhecimentos adquiridos no bimestre escolar, mas na verdade esses são os principais direcionamentos de uma criança os valores adquiridos no âmbito familiar, por isso dizemos que a educação quase que num geral valoriza a avaliação quantitativa que é aquela na qual o aluno é comparado aos demais colegas para avaliá-lo na absorção dos conteúdos.
    A avaliação é necessária e inevitável mas quando mal usada, elaborada ou interpretada pode ser pejorativa e causar algum tipo de trauma ou lesão psicológica na criança, com isso fica claro que a melhor maneira de avaliação é a qualitativa que busca valorizar o que cada criança tem de melhor nessa maneira de avaliação não se leva em conta apenas números mas valoriza todo e qualquer conhecimento que o aluno adquiriu em sala.
     Mesmo porque quando se trata de educadores devemos nos informar e conhecer as diferentes formas de aprendizado, pois o aluno pode ser o que chamamos de receptor que é aquele aluno que compreende mas não consegue expressar por escrito o que aprendeu, e como na educação o objetivo é sempre ensinar o aluno alcançou o objetivo por isso ele esta apto a passar para o próximo conteúdo, pois na verdade ele só não consegue expressar o que aprendeu mas ele aprendeu

Um comentário: